Democratizar o Conhecimento


A Escola de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis, através da Educação Fiscal, contribui com a conscientização da comunidade escolar quanto à importância do Estado em arrecadar impostos e ao dever do cidadão contribuinte em pagar tributos.

A Educação Fiscal não representa apenas um instrumento de exercer a cidadania, mas principalmente um desafio, pois, se trata de um processo de inserção de valores na sociedade. Valores esses, como o de percepção do tributo que assegura o desenvolvimento econômico e social e o devido conhecimento de seu conceito, sua função e sua aplicação.

Para que aconteça mudança de comportamento na sociedade, se faz necessário uma ação educativa permanente e sistemática voltada para o desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores.

Visando isso e buscando o despertar da consciência de cidadania, os alunos dos anos finais visitaram, no mês de abril, o Poder Legislativo de nossa cidade para saber como funciona e o que fazem os representantes do povo para a nossa sociedade e a Educação Infantil fez uma visita à Prefeitura Municipal.

O 6º ano da escola construiu maquetes dos principais órgãos públicos da cidade.

A EJA trabalhou com charges, a relação sobre violência no trânsito e o crack..

No mês de junho, com o advento da Copa do Mundo, na África do Sul, os alunos decoraram a escola e fim de que todos entrassem no clima. Foi trabalhado, também, temas que envolviam o país que sediou os jogos, assim como tudo o que ele diz respeito como: Apartheide, Nelson Mandela, Fome, Doenças...

O recolhimento de notas fiscais, feito no decorrer de cada mês, faz parte da Educação Fiscal. Além das notas, os alunos recolheram na comunidade roupas, alimentos não perecíveis, material de higiene para serem doados.

Essas atividades têm despertado, nos alunos envolvidos, o reconhecimento de valores e o exercício da cidadania.